Delegação Efetiva de Tarefas

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Sobre o curso

 

Academia: Liderança

Trilha: Liderança Intermediária

Público-Alvo: Pessoas com cargo de liderança

Carga Horária: 25 a 35 Minutos

Tipo de Competência: Soft Skills

Pré-requisito: Não

Competência Principal: Delegação de Tarefas

Competências Complementares: Definição de Responsabilidades; Alinhamento de Expectativas; Eficiência Organizacional

 

Descrição Resumida: Aprofundar a compreensão do gestor sobre a delegação, diferenciando “delegar” de “delargar” e explorando os sete níveis de delegação. O treinamento orienta na identificação dos perfis da equipe para uma delegação adequada, com reflexões sobre a escolha de tarefas e destinatários. Aborda também equívocos comuns e inclui uma autoavaliação para aprimoramento contínuo do processo, garantindo uma delegação que promova a eficácia e o crescimento do time.

 

Conteúdo Programático:

 

Módulo 1: Introdução

Módulo 6: Preparação para Delegar

 

O que é delegação e sua importância Delegar como um ato de confiança Benefícios para o líder e a equipe Principais erros ao delegar

A delegação como ferramenta estratégica

 

Alinhamento de expectativas e objetivos Análise de competências do liderado

Uso do mural de delegação como ferramenta Planejamento e apoio contínuo

Definição de critérios de acompanhamento

 

Módulo 2: Benefícios da Delegação de Tarefas

Módulo 7: Práticas de Delegação Efetiva

 

Diferença entre delegar e delargar Desenvolvimento da equipe através da delegação Redução de sobrecarga no líder

Fortalecimento do senso de responsabilidade

Aumento da independência e confiança da equipe

 

Identificar tarefas ideais para delegar Fornecer clareza em objetivos e critérios Evitar delegar sem explicações claras Comunicação eficaz no alinhamento

Garantir crescimento da equipe com delegação

 

Módulo 3: Sete Níveis de Delegação

Módulo 8: Equívocos Comuns na Delegação

 

Nível 1: Contar – decisões centralizadas Nível 2: Vender – apresentar os benefícios Nível 3: Consultar – ouvir antes de decidir Nível 4: Concordar – decisões em conjunto

Níveis avançados: Aconselhar, Inquirir e Delegar

 

Lidando com erros como aprendizado Impactos da falta de clareza nas instruções Subestimar a capacidade da equipe

Riscos de centralizar tarefas demais

Delegação como estratégia de desenvolvimento

 

Módulo 4: As Perguntas da Delegação

Módulo 9: Avaliando a Delegação

 

Identificar o que pode ser delegado Benefícios estratégicos ao delegar Obstáculos que impedem a delegação Avaliar se você delega o suficiente

Reflexão antes de iniciar a delegação

 

Análise de resultados e qualidade Check-ins regulares durante o processo Identificação de áreas para melhoria

Impacto da delegação na autonomia do liderado

Reforço de confiança para futuras delegações

 

Módulo 5: Escolhendo a Pessoa Certa para Delegar

Módulo 10: Recapitulação e Fechamento

 

Reconhecendo habilidades e limitações Testando potencial com tarefas desafiadoras Evitando microgestão no acompanhamento Atenção aos vieses inconscientes

Basear delegação em competências

 

Revisão dos tópicos abordados no curso Delegação como construção de confiança

Delegar para formar equipes de alto desempenho Reflexão sobre a importância do aprendizado contínuo

Encorajamento para aplicar as práticas no dia a dia

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Conteúdo do curso

Delegação Efetiva de Tarefas

  • Introdução
    01:03
  • Benefícios da delegação de tarefas
    01:46
  • Sete Níveis de Delegação
    02:03
  • Exercício
  • As perguntas da delegação de tarefas
    01:51
  • Como escolher a quem delegar uma tarefa?
    01:32
  • Preparar para Delegar
    01:59
  • Estudo de Caso
  • Delegando
    01:39
  • Equívocos da Delegação
    01:40
  • Avaliando a Delegação
    01:43
  • Recapitulação e Fechamento
    00:33

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Nenhuma revisão ainda
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